Unix, Pai Dos Sistemas Atualmente

UNIX PAI DOS SISTEMAS

Como um portal de notícias e conhecimentos sobre tecnologia venho abordar sobre o sistema UNIX pai dos sistemas atualmente. O UNIX é considerado dessa forma, pois a maioria dos sistemas operacionais em atividade são baseados nele. Se hoje temos sistemas como o MacOSX, o Android, o Ubuntu, o Fedora, Linux Mint entre outros sistemas, devemos agradecer a grande contribuição que o UNIX deu, pois tais sistemas surgiram com propósito de tornar o UNIX mais acessível aos demais, seja para trabalho ou uso doméstico. E nessa matéria vamos ao que deu inicio para chegar a construção do Sistema UNIX.

MULTICS

Para abordar sobre o inicio de tal sistema, precisamos nos remeter a meados dos nos 60, quando ocorreu uma parceria para criação de um sistema operacional a frente de tudo que se tinha até o momento. Nesse ponto deu-se inicio a uma parceria entre a General Eletric, a MIT e a Bell Labs, reunindo programadores renomados para colocar em prática a ideia proposta. A principio o sistema foi batizado de Multics.

Contudo no final da década, para ser mais preciso no ano de 1969 a Bell Labs retirou-se do projeto com a alegação de que três instituições com objetivos totalmente distintos dificilmente alcançariam uma solução que beneficiasse ambos os lados (o MIT trabalhava com pesquisa, AT&T monopolizava os serviços de telefonia americanos e a GE queria vender computadores). Outra razão era que os programadores queriam incluir no sistema, tudo que havia sido excluído dos experimentos até o momento. Uns chegam a afirmar que os programadores ficaram ociosos e acabaram não chegando a lugar nenhum.

UNICS

Esse projeto contava com programadores incríveis dentre os quais podemos destacar Ken Thompson que se retirou do projeto com a com a saída da Bell Labs mas prosseguiu estudando o sistema desenvolvido.

UNIX

O MULTICS foi desenvolvido como um sistema de grande porte, não sendo compatível para testar no computador pessoal de Ken Thompson por exemplo, um DEC PDP-7. A partir daí, em 1970, Thompson resolveu escrever um sistema Operacional mais simples baseado do MULTICS, que rodasse em uma máquina pessoal. Vendo a criação de seu amigo, Brian Kernighan deu o nome do novo sistema de UNICS uniplexed information and computing service (Serviço uniplexo de informação e computação).

Como se já não bastasse a criação de um sistema operacional baseado no MULTICS mais simples em 1973, o pesquisador genio da computação Denis Ritchie que também trabalhava na Bell Labs criou uma nova linguagem de programação, a linguagem C, sendo uma evolução da então existente linguagem B. E com intuito de demonstrar sua eficiência, decidiu empregar a mesma no UNICS, recrescrevendo o sistema inteiro em C, com isso alterou também o nome de UNICS para UNIX, e desde então a liguagem C e o sistema UNIX caminham juntas.

Por isso de se dizer que a maior parte do desenvolvimento do UNIX se deu pelo Ken Thompson e Dennis Ritchie um que escreveu um sistema mais simples para sua maquina pessoal, e o outro que o reescreveu totalmente na linguagem C.

Quando perguntado sobre o que o teria influenciado no desenvolvimento da linguagem C, Dennis Ritchie afirmou “parecia a coisa certa a ser feita” e prosseguiu dizendo que “qualquer pessoa que se encontrasse na mesma altura e no mesmo lugar que ele teria feito a mesma coisa”.

BSD

A princípio o UNIX teve o seu desenvolvimento em código aberto, e em 1974 a AT&T autorizou o seu licenciamento para ser utilizado nas Universidades. Porém em 1977 ela voltou atras por enxergar um grande potencial comercial no sistema, investindo pesado no mesmo, o que acabou com a decisão de fechar o código com intuito de gerar receitas com o licenciamento do mesmo para empresas interessadas. Nesse momento a Universidade de Berkeley já havia feito modificações na versão que recebeu de código aberto anos antes para uso acadêmico e o sistema já estava sendo conhecido como Berkeley Software Distribution por isso BSD, o que desagradou imensamente a AT&T, causando uma disputa nos tribunais que se arrastou até os anos 90. Apesar do ganho de causa pela Universidade, devido a essa demora as partes do sistema que continham patentes da AT&T, foram reescritas do zero, permitindo que o BSD prosseguisse no meio acadêmico.

Como podemos constatar nos dias atuais, o Sistema UNIX acabou servindo de referencia para a maioria dos sistemas Operacionais existentes atualmente, dentre os quais se destacam o MINIX, o BSD, os diversos OSX e o Linux. O sistema da Apple por exemplo teve um início longe do Unix, como podemos ver na imagem abaixo.

Claro que deixei de fora diversas distribuições Linux na imagem acima, pois não caberia todas, apenas fiz referencia há alguma das principais, deixando as demais para outra matéria aqui no portal.

Como mencionei acima, os primeiros sistemas da Apple não eram baseados no UNIX, porém com o retorno de Steve Jobs para a empresa em 1996 o que se deu através da aquisição da NeXT pela Apple, a empresa de Cupertino resolveu abandonar seu sistema original ou pelo menos o Kernel do mesmo, e aderir ao sistema desenvolvido pela Next, o NextSTEP. A Apple passou portando a possuir um sistema hibrido, através do Kernel Darwin que se trata de uma junção do Kernel Mach com o Kernel BSD que veio com a NeXT.

Alguns dos sistemas citados foram descontinuados, mas tiveram grande importância para estudo e desenvolvimento de recursos e outros sistemas como o MULTICS, o SunOS, o Solaris.

O sistema da Microsoft não pertence a família UNIX, pelo menos não de maneira clara, apesar de alguns alegarem que o Windows possui raízes UNIX, seu desenvolvimento ou continuidade se deu através das evoluções e melhorias implantadas desde QS-DOS, sistema comprado pela Microsoft que pertencia a Seatle computadores, na qual foi remodelado dando origem ao MS-DOS, que através de desenvolvimentos contínuos teve grande incorporação no Windows 1.0 e prosseguiu sendo desenvolvido nas demais versões do sistema até os dias atuais como podemos ver na imagem abaixo:

SISTEMAS DOS

Confesso que prefiro os sistemas derivados do Unix, e gostaria muito que o Open Solaris continuasse existindo e tivesse se tornado pelo menos algo próximo do que o Linux se tornou nos dias atuais, mas quando a Oracle comprou a SunMicrosystem, resolveu matar tanto o Solaris como sua versão open source. E você? Prefere quais tipos de sistemas Operacionais? Deixe aqui o seu cometário.

Acompanhe um vídeo feito por mim no canal RikerLinux sobre o assunto:

Fontes: Unix, Unix 2

2 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s