Jony Ive definitivamente deixa a Apple

Tim Cook e Jony Ive da Apple

Um dos grandes segredos do sucesso do design da maçã, Jonathan Ive deixou oficialmente a Apple. A empresa removeu a foto do mesmo nesse ultimo dia 27 de novembro de sua pagina de executivos.

Sir Jonathan Ive foi o responsável por grandes sucessos da Gigante de Cupertino, como no design do Iphone, Ipod, Ipad e do Imac por exemplo e também no seu novo design como conhecemos nos dias atuais, e nesse artigo vou citar algumas das obras de arte que Ive ajudou a produzir.

iMac

Após o retorno de Steve Jobs para a Apple em 1996, Jobs queria uma maquina que combinasse teclado, monitor e computador numa só unidade com design distinto e que custasse em torno de 1.200 dólares.

Os primeiros modelos produzidos em espuma foram todos rejeitados por Jobs, mas Ive procurou guiar Steve com delicadeza, admitindo que de fato nenhum dos modelos ate então estavam totalmente corretos, mas que tinha uma ideia de um modelo curvo com visual divertido, como ele mesmo disse “da a impressão de que acabou de chegar a mesma ou de que esta prestes a saltar e ir embora para outro lugar”.

Aproveitando que Jobs sempre fez questão das fileiras de chips e placas ficarem bem alinhadas, Jony Ive desenvolveu um gabinete semi transparente que permitiria ver esse tamanho cuidado ate com as partes internas da maquina. Assim surgiu o iMac em formato de cubo, que mais parecia um cubo zen.

Jony Ive e o iMac G3, um cubo zen lindo semi transparente

Quando as telas planas se tornaram comercialmente viáveis Steve decidiu que era hora de abandonar o designer em cubo do Mac, então Ive apresentou um modelo com os fios do computador ligados atras da tela plana, porem não agradou Jobs, que tinha a sensação de algo impuro no design. Então Jobs foi mais cedo pra casa nesse dia e levou Ive consigo, caminhando com Steve jobs por um campo de girassóis que a esposa de Steve havia plantado, então perguntou “E se a tela ficar separada da base como um girassol?’ Isso animou Steve Jobs, então Ive começou a desenhar suas ideias, até surgir o modelo do Imac suspenso separado da base de maneira elegante como conhecemos nos dias atuais.

Jony Ive e Steve Jobs novo iMac

Dentre alguns episódios marcantes se deu quando ocorreram as conversas entre a Apple e o U2 para levar a banda para o Itunes e diminuir a perda deles com a pirataria. O vocalista Bono propôs para Steve o lançamento de um Ipod próprio fruto da parceria, e gostaria que o mesmo fosse preto e não branco como os demais. Steve achava que os iPods pretos não ficaram legais nas experiências que fizeram internamente, mas Bono insistiu.

No decorrer das negociações Jony Ive preparou uma maquete de um Ipod preto com um anel vermelho combinando as cores da capa do CD How to distante an atomic bomb. Foi marcado um encontro entre Ive e Bono em Dublin. No encontro quando Ive mostrou o Ipod preto com um anel de clique vermelho escuro, Bono ficou maravilhado e após uma ligação para Steve Jobs e acertarem alguns detalhes a parceria foi fechada, e o device se tornou um sucesso de vendas, assim como as musicas do u2 na iTunes Store também ambos ganhando duas vezes com essa negociação.

iPod Preto u2 desenhado por Jony Ive

Apesar de ser uma grande perda, pois Ive tem sido responsável pelo departamento de design da Apple por muitos anos, e mais do que isso, responsável pela produção da maioria dos grandes sucessos da Apple em parceria com Steve Jobs, como os 2 citados acima, mas sua saída ja era aguardada por muitos, principalmente pelos de dentro da empresa. Pois a partir de 2015 após o lançamento do Apple Watch, Ive começou a demonstrar desinteresse pela empresa.

Após a aprovação de Tim Cook para construção do Apple Watch, Ive se dedicou totalmente ao projeto, que era questionado por muitos executivos, se por ser tão pequeno, conseguiria ser um sucesso no mercado.

Após o lançamento, as vendas não chegaram a um quarto do que esperavam. E nesse momento Ive começou a se afastar paralisando projetos, não indo a reuniões, deixando equipes frustadas, que haviam trabalhado a finco para lhe demonstrar seus projetos.

O desinteresse prosseguiu na construção do Iphone X, o que estava levando a muitos atrasos pela falta da aprovação de Ive em alguns projetos para construir o aparelho, o que levou a Tim Cook lhe chamar a atenção sobre a questão.

Após finalizarem o Iphone X, Ive voltou a se afastar, e a situação piorou quando seu pai que mora na Inglaterra veio a adoecer.

A informação da saída de Ive para o final do ano ja havia sido divulgada, porém alguns meses atrás saiu uma matéria no Wall Street Journal, dizendo que um dos motivos da saída de Ive era o desinteresse de Tim Cook por design, que não visitava as equipes do setor, além dos novos executivos da Apple possuirem mais formações e capacitações financeiras do que técnicas. O próprio Tim Cook é engenheiro industrial, e teve seu crescimento na empresa cuidando da cadeia de suprimentos, e antes de assumir primeiramente como CEO interino nos 2 afastamentos de Steve Jobs por motivo de doença um em 2004, outro em 2009, era o diretor de Operações com a missão de controlar os gastos e aumentar as margens de lucros, até assumir de vez o cargo após o ultimo afastamento de Steve em 2011, que infelizmente acabou sendo definitivo.

Tim Cook contudo rebateu tal reportagem, alegando que haviam informações erradas na mesma, porém segundo WSJ ele não apontou quais erros na matéria que produziram.

Jony Ive esta abrindo sua própria empresa de design chamada LoveFrom, e nesse momento terá mais espaço para colocar suas ideias e projetos pessoais em pratica, e ja tem a Apple como primeira cliente.

E voce, o que acha da saída de Ive da Apple? Ja conhecia a importância dele para o desenvolvimento dos produtos da maça? Deixe aqui o seu comentário.

Segue o vídeo que fiz a respeito do assunto:

Fontes:

Parte do Ipod preto U2 bibliografia de Steve Jobs por Walter Isaacson páginas 439 e 440

Parte do Imac bibliografia de Steve Jobs por Walter Isaacson páginas 364 a 366 e 463 e 464

Macmagazine: saída de Ive, Desinteresse de Ive

Tecnoblog: Reportagem de saída de Ive, Tim Cook rebate reportagem do WSJ

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s