Como criar um pendrive bootavel com sistema da Apple

Como criar um pendrive com sistema da Apple para fazer um instalação

Apesar dos Macs terem uma partição recovery que permite a recuperação do sistema pela internet, apertando a tecla option no momento do boot e selecionando-a, já aconteceu da mesma corromper no meu caso por exemplo, e nesse momento é muito interessante ter um pendrive com o sistema da Apple, para poder fazer uma instalação limpa do MacOSX. Seja para recolocar o sistema (caso você tenha formatado e instalado Windows ou Linux para uso pessoal), ou seja para instalar o sistema caso tenha comprado uma máquina usada de alguém que tenha colocado outro sistema. através desse tutorial você vai conseguir criar um pendrive Bootável.

No meu caso sempre possuo um pendrive com o sistema El Capitan, pois com ele consigo formatar Macs mais antigos para versões mais recentes que o mesmo suporta sem atrapalhar o funcionamento do mesmo, e se precisar formatar um Mac mais atual, farei e depois basta atualizar para a versão que o mesmo suporta.

Para criar esse pendrive bootavel você precisa ter acesso a um Mac ou computador com sistema da Apple instalado. Caso não tenha crie uma máquina virtual para prosseguir.

Primeiramente será necessário fazer o download do sistema que você precisa na App Store, depois encontre o instalador na pasta Aplicativos pelo Finder. Também será necessário um pendrive com 12 Gigas de armazenamento interno, o formate no utilitário de discos da Apple com o formato Mac OS Expandido.

Agora será necessário acessar o terminal do Mac que fica dentro da pasta de aplicativos pelo LauchPad, e então você vai digitar um comando que corresponda ao sistema que você deseja instalar no pendrive conforme baixo, substituindo MyVolume pelo nome do seu pendrive:

Catalina

sudo /Applications/Install\ macOS\ Catalina.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

Mojave

sudo /Applications/Install\ macOS\ Mojave.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

High Sierra

sudo /Applications/Install\ macOS\ High\ Sierra.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume

Sierra

sudo /Applications/Install\ macOS\ Sierra.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume --applicationpath /Applications/Install\ macOS\ Sierra.app

El Capitan

sudo /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/MyVolume --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app

Depois pressione return ou enter e então será solicitado a sua senha de administrador, digitando a senha será solicitado que você de y para prosseguir. Vai demorar uns minutos, mas nada a temer, após isso o terminal vai mostrar todo o processo.

Terminal do Mac criando pendrive bootavel do MacOSX

Depois de criado basta ir nas preferencias do sistema, disco de inicialização e escolher o pendrive com sistema recém criado.

Escolha do sistema de inicialização do Mac

Então a maquina vai iniciar no sistema pelo pendrive, mas caso falhe essa inicialização, mantenha a tecla option pressionada até aparecer a opção de escolher o pendrive para boot.

Então basta instalar o sistema da Apple na máquina desejada. Caso tenha alguma dificuldade ou queira relatar sua experiência quanto a essa questão, deixe qui o seu comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s