Instalando Programas em formato gz, xz, bz2 ou sh no Linux

Na utilização de uma distribuição Linux, muitas vezes durante a instalação de programas nos deparamos com alguns formatos diferentes. Por mais que os formatos flatpack, snap e até o menos favorito AppImage venham para facilitar a instalação dos programas, podemos nos deparar com outros formatos que nos deixe meio perdidos na hora de instalar.

Fiz o Download de um arquivo com formato gz,xz,sh ou bz2 o que faço?

Nesse momento temos que utilizar alguns comandos no terminal para conseguir instalar o programa. Primeiramente vamos precisar desempacotar o programa, você pode até fazer isso por meio da interface gráfica com o botão direto do mouse na pasta que você fez o download, porém de qualquer forma você terá que acessar a pasta via terminal para prosseguir, então aqui vou deixar o passo a passo, mas caso queira vá direto para a parte da instalação.

Aqui vamos dar os comandos para acessar a pasta pelo terminal e para isso utilize o comando cd da seguinte forma:

cd /home/nomeusuáriodosistema/pastadestino

Lembrando que se o nome tiver mais de uma palavra coloque o complemento ‘nome tal’ para que o comando cd funcione da seguinte forma:

cd /home/’nome de usuário do sistema’/’pasta de destino’

o comando ls vai permitir que você visualize o contudo da pasta, e então seguindo a terminação do arquivo utilize o comando:

sudo tar -jxvf nome_do_pacote.tar.bz2 (se terminar bz2)

sudo tar -zxvf nome_do_pacote.tar.gz (se terminar com gz)

ou

sudo tar -jxxvf nome_do_pacote.tar.xz (se terminar com xz)

Se quiser descompactar arquivos xz pela interface gráfica com botão direito do mouse terá que fazer uma instalação:

Se for em sistemas base Ubuntu use o seguinte comando:

sudo apt install xz-utils

Se for em sistemas base Red Hat como Fedora e CentOS use o seguinte comando:

sudo yum xz

ou

sudo dnf install xz

Se o arquivo terminar com .sh você precisa autorizar a execução do arquivo como programa, e poder fazer isso com o botão direito do mouse, ou utilizando o comando:

chmod +x nome_do_arquivo.sh

e depois execute pelo terminal com:

sudo ./nome_do_arquivo.sh

Em alguns poucos casos, após esse procedimento o programa ja estará instalado como no caso do Stremio e SIM câmeras bastando executar usando o comando ./SIM ou ./Stremio

Mas se o programa não rodar com esse código, vá na pasta onde instalou o mesmo clique no arquivo com nome do programa com botão direito do mouse e veja se esta autorizado para execução como programa, então teste dando 2 cliques.

Caso nao funcione, entre pelo terminal na pasta do programa, e utilize o comando ./configure para preparar a instalação, e então utilize:

make install (vai compilar o programa e executar a instalação)

make

Em alguns casos você terá que procurar o arquivo INSTALL ou README, e ler o mesmo para ver o que precisa fazer de diferente, pode ser que você tenha que instalar algumas dependências, as vezes se trata de um comando que esta no mesmo, por mais que esteja em inglês costuma ser bem intuitivo.

Se esse tutorial lhe ajudou até uma parte da instalação, deixe aqui o seu comentário dizendo como concluiu a mesma, quais passos a seguir teve que fazer diferente. E se lhe ajudou diretamente, comente qual programa instalou ou estava querendo instalar com esse método.

2 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s