Vale a pena Utilizar Fedora?

A distribuição Linux Fedora é um sistema mantido em parceria com a Red Hat, uma das Gigantes do mundo Linux. Por isso utiliza o formato de pacotes RPM, para instalação de programas Red Hat Package Manager. Normalmente quando vamos fazer o download de algum programa para Linux, encontramos o tal programa disponível em deb (para Ubuntu, Debian e afins) e rpm para Fedora e demais distribuições.

Por se tratar de um sistema de ponta, o Fedora traz o que há de novo no mundo da tecnologia, por isso sempre é o primeiro a implementar recursos que com o tempo vão se tornar padrão para as demais distros. Como foi por exemplo no caso do systemd e do Wayland. O Fedora inclusive ja tem disponível umas versão do Open Broadcaster com um plugin para gravação de tela pelo Wayland.

O gerenciamento de pacotes pelo dnf e rpm também é considerado superior ao dpkg e apt utilizados pelas distribuições derivadas do Debian, e o mesmo também foi adotado pela distribuição Mageia.

O Fedora disponibiliza versões com diversas interfaces gráficas, chamado de Fedora spin. Contudo, se você quer uma experiência diferenciada com a interface Gnome, o Fedora é com certeza o mais indicado, por trazer sempre as versões da interface mais recente, e com menos modificações do que os demais sistemas, sendo um Gnome Shell puro.

Inicio no Sistema

Comecei a utilizar Fedora e 2014 por uma review do DioLinux, quando estava de férias em Minas Gerais, me encantei pelos papeis de parede pelo jeito que o Gnome funcionava, pela logo, pela forma de instalar programas (Apesar de na época só encontrar tutorias de em inglês), pela Gnome Software, entre outros… foi conversão a primeira vista rsrs.

Vale uma nota rápida: Quando instalei o Fedora pela primeira vez notei uma melhoria na fluidez do sistema e uma melhora na velocidade de transferencia de arquivos do Pendrive (incrivelmente notei naquela versão 21 uma velocidade maior na transferência dos pendrives para o notebook em comparação com o Linux Mint e Ubuntu na época). O mais engraçado é que nunca mais notei tal diferença, aconteceu alguma coisa quanto a partição do Fedora e o formato de arquivos que estava usando no pendrive. (o que pra melhorar a situação, testo diversos formatos de arquivos nos pendrives desde Btrfs, Ext4 ao HFS da Apple, então foi alguma coisa que fiz sem querer que deve ter causado isso, mas na época fiquei maravilhado achando que era o Fedora em questão. rsrs

Existe uma grande comunidade por trás do Fedora, e o projeto prima pela disseminação do software Livre. Contudo você também consegue utilizar soluções proprietárias em conjunto com o sistema.

“Afinal de contas, liberdade é poder escolher o software que quiser, inclusive mesclando softwares de código aberto com código fechado, independente de licenças”. Anselmo Riker II

Essa foi a matéria sobre se vale a pena utilizar Linux Fedora, nem tudo são flores, e se você possui um Nobebook Híbrido, o Fedora não costuma funcionar muito bem pela dificuldade da instalação da placa Nvidia no mesmo, tive essa experiência com um Dell Híbrido recentemente, e nenhum tutorial conseguia instalar a mesma sem quebrar o sistema. Assim como o driver Intel, normalmente, também oferece dificuldades para rodar programas como Davinci Resolve ou jogar em boa qualidade na Steam (Mas apenas em Notebooks, em Desktops com placas Nvidia não vemos tais problemas). Contudo na minha opinião vale muito a pena, se o seu Hardware for compativel, pois se trata de num sistema muito bonito e robusto que traz muitas inovações. E possuímos uma matéria aqui no Portal para te ajudar a dominar o terminal no Fedora.

Aproveite e deixe um comentário se você já teve alguma experiência com o Fedora boa ou ruim.

Segue os links para Download do Fedora e das Spins e segue um vídeo abaixo falando mais sobre o assunto.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s