Saiba o que há de novo no MacOS Catalina

Hoje venho falar sobre as novidades do MacOS Catalina. Para que você venha avaliar as mudanças e decida o melhor momento pra fazer a atualização do seu Mac.

O Fim do iTunes

O MacOS Catalina traz o fim do Itunes, e suas funções eram incluídas em outros 03 aplicativos. Acabando assim com o Hub digital desenvolvido por Steve Jobs, na época pensando na integração entre os Macs e o iPod e depois veio a inclusão do iPhone e o iPad.

O Itunes serve para Backup e restauração, além de sincronismo do seu Iphone e demais iDevices, mas agora o Finder vai incorporar tais funções. Isso caso você esteja relutante em fazer uma assinatura do iCloud para armazenar seus Backup.

Outros programas que também vão receber as funções do iTunes, são o Apple Music que engloba a biblioteca de musicas e streams adquiridos e O TV que traz filmes e séries bem como streamings como o Netflix e podcasts.

Agora será mais fácil encontrar seu Mac, pois o recurso ficou mais poderoso, sendo capaz de enviar sinais discretos para dispositivos próximos via Bluetooth, mesmo com a bateria fraca ou offline.

Integração maior com iPad

O sistema foi preparado para receber apps do iPad, a integração que a Apple almeja a tanto tempo e o iPad IOS veio para tornar isso viável. Pelo menos em tese pois pra esse recurso funcionar com maestria, depende dos desenvolvedores dos apps prepararem o mesmo para rodar também nos Macs. Mas por parte da Apple as portas para tal sincronia esta aberta. Além do mais, agora você consegue estender a tela do seu Mac para o seu iPad maneira nativa através do recurso Sidecar, pois esse recurso já estava sendo disponibilizado por apps de terceiros.

Controle seu tempo de uso

O tempo de uso que já lhe acompanhava no iPhone chegou no Mac. Isso lhe permite saber quanto tempo esta gastando com tais apps, e limitar o uso diário do mesmo, lhe ajudando a controlar melhor o seu tempo para não ter problemas de produtividade no seu dia a dia. e também para impor limites de uso de certos programas para seus filhos.

Encontrar seu Mac ficou mais fácil

O aplicativo Buscar buscar esta renovado e presente no iOS, iPadOS e macOS Catalina, e mesmo que seu computador esteja offline a Apple vai solicitar a ajuda de dispositivos na redondeza de maneira anônima para tentar encontra-lo, dessa maneira será muito mais fácil encontrar seus iPhones, Apple Watches e até MacBooks. E você consegue iniciar o app Buscar a partir da pasta Aplicativos no Finder ou via pesquisa pelo Spotlight.

Lembretes e Notas

Confesso que não me acostumei novamente com a utilização das notas e lembretes dos Macs e iPhones, mas o Notes por exemplo recebeu uma visualização em galeria, uma pesquisa mais abrangente e um organização em listas melhor, possibilitando o compartilhamento de pastas inteiras com outro usuários, melhorando a colaboração.

O Lembretes ganhou mais recursos que o Notes, tendo sua interface totalmente redesenhada, reconhecendo inclusive os planos que você está fazendo nas Mensagens, ao uma mensagem com assunto que pode ser muito importante, ele vai lhe perguntar se quer você quer criar um lembrete. Os mesmos serão organizados automaticamente em listas inteligentes sinalizados e até mesmo com data de vencimento. Outra possibilidade que veio pra agregar bastante, foi a possibilidade de anexar arquivos aos lembretes.

Acesse sua conta da Apple pelo Ajustes do Mac

Agora você consegue acessar sua conta da Apple na tela de ajustes do Mac, não sendo mais necessário recorrer ao navegador como antes.

Controle seu Mac usando a voz

Outro recurso muito interessante é a possibilidade de controlar seu Mac usando a voz, um recurso muito importante pensado nas pessoas que possuem dificuldades de acessibilidade, mas tal recurso pode acabar ajudando a todos. (Assim como o recurso de arrastar com os 03 dedos esta em acessibilidade e quase todos usam).

Para ativar o mesmo abra a Preferências do Sistema então escolha Acessibilidade e depois selecione Controle de voz para ativar o recurso, logo em seguida clique em Comandos para ver quais ordens funcionam, veja o que lhe vai lhe atender.

Silencie seu e-mail

Agora você possui a possibilidade de silenciar a caixa de e-mail da Apple, através de um ícone disponível no próprio email, que vai lhe permitir silenciar a conversa em questão, ate que você clique novamente no ícone e reabilite a mesma.

Acesso ao Apple Arcade

Acessando a Mac App Store você verá uma guia de acesso ao Apple Arcade, para poder encontrar os jogos que mais lhe chamam atenção, e venha desfrutar dos jogos no seu Mac. Poucos jogos estão disponíveis no momento, mas a Apple pretende mudar isso, e será muito legal rodar os jogos do iPad no Mac por exemplo.

Vale a pena atualizar para o Catalina?

Diversos portais de tecnologia tem publicado sobre problemas no Catalina, inclusive diversos usuários nos fóruns, facebook e grupos no Telegram tem argumentado sobre problemas após a atualização tais como, e-mails sumindo, não conseguir utilizar a placa de vídeo externa, e o mais grave pra muitos, o fim do suporte a 32 bits, o que impede o funcionamento de programas que utilizam componentes 32 bits. Por esses motivos não atualizei ainda meu MacBook Air de 2017, pois o Mojave está me servindo muito bem, e não pretendo arriscar mudar para uma versão repleta de bugs. Contudo se você não vê problemas quanto ao que foi citado, pode atualizar e comete aqui sobre a sua experiência com o sistema.

E você, já testou o MacOS Catalina, ou presente instalar para testar? Está com receio devido aos bugs relatados por diversos portais? Deixe aqui o seu comentário.

Acompanhe o vídeo que fizemos sobre se vale a pena utilizar o MacOS Catalina:

Fontes: Tectudo, Gizmodo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s