Apesar dos sistemas Russos Vladimir Putin ainda usa Windows XP no PC doméstico e presidencial

Isso mesmo, apesar da Rússia ter bastantes tecnologias próprias, como sua própria internet (Putin aprovou a lei da internet soberana, desligando a internet da Rússia do restante do mundo), sistemas de mísseis, sua própria Google (No caso a empresa Yandex que possui até um vídeo incrível sobre tal empresa que estará no final dessa matéria) além de ter investido recentemente U$ 31 milhões de dólares para criação da própria Wikipedia, o bigen.ru. O presidente do país continua utilizando um sistema que já perdeu suporte a algum tempo.

Apesar de não receber suporte da Microsoft desde abril de 2014, o que deixa o sistema exposto a vulnerabilidades, o Windows XP se trata do ultimo a ser certificado como “seguro” pelas autoridades russas. Por isso o computador empresarial e o pessoal que esta na residência de Vladimir Putin que fica próxima ao Kremlin, estão com essa versão do sistema. E todos computadores que possuem segredos do Estado não podem estar com versões mais avançadas do sistema da Microsoft.

Source: Kremlin.ru

E a descoberta veio quando o site Open Media analisou algumas fotos do Kremlin, e notou que nas mesmas, existiam máquinas com o Windows XP, o que foi confirmado posteriormente pela Sociedade Russa de Proteção da Internet.

Contudo a Rússia está dependendo cada vez menos de tecnologias do Ocidente, (e sobre esse assunto também existe um excelente vídeo abordando o assunto) e por isso esta adotando nos órgãos do Estado uma distribuição Linux própria, chamada AstraLinux. Que deve substituir em breve todos os sistemas proprietários das maquinas governamentais.

Segue os vídeos citados na matéria, sobre a tecnologia Russa e sobre o Yandex, A “Google” da Rússia.

Na minha opinião utilizando maquinas com Windows XP contendo segredos de Estado, a Rússia quase implora para ser atacada por Hackers norte-americanos, (talvez por isso também do desenvolvimento de uma internet Russa isolada do mundo).

Qual sua opinião sobre essa questão da Rússia, deixe aqui a sua opinião.

Fonte: Olhar Digital, Fossbytes

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s