Qual sistema escolher para substituir o Windows 7?

Qual sistema para substituir o Windows 7?

Estamos chegando ao final do ano de 2019, e com ele esta cada vez mais próximo o fim do suporte ao Windows 7, o que vai fazer em breve muitos usuários terem que correr para procurar uma nova opção quanto ao novo sistema Operacional para sua máquina, seja para seu notebook ou desktop, e através dessa matéria vamos abordar sobre os sistemas Operacionais que servem de opção para que você possa migrar do Windows 7 sem maiores problemas.

Windows 10

Para aqueles que não querem deixar a plataforma que estão no momento, uma opção é a instalação do Windows 10, um sistema Operacional da Microsoft que veio para trazer recursos que já existiam em outros sistema Operacionais existentes tais como as diversas áreas de trabalho e o espalhamento de janelas do MacOS e do Linux.

O menu iniciar e as notificações estão mais elegantes também, além da presença da assistente virtual Cortana, um recurso semelhante a Siri dos Macs. Digamos que a Microsoft “reinventou” o Windows, mas caso você não queira continuar na mesma plataforma, seja por receio do seu hardware não fluir tão bem com o novo Windows, ou seja por desejo de experimentar novos sistemas Operacionais, ou por não ter gostado da proposta do Windows 10 e da Microsoft estar querendo obrigar todos os usuários de outras versões do Windows a migrar para ele, continue no artigo.

MacOS

O sistema da Apple acabou se tornando uma opção também para aqueles que desejam migrar do Windows 7 para um novo sistema Operacional, tenho visto em diversos grupos de tecnologia e no Facebook o relato de usuários que estão partindo para a instalação do sistema da MacOS em suas máquinas. A prática conhecida como Hakintosh tem se tornado cada mais procurada por quem não quer gastar valores exorbitantes praticados pela Apple, ainda mais no Brasil, mas querem instalar o sistema Operacional da maçã em suas máquinas. É claro que não é qualquer Hardware que será compatível e vai requerer bastante pesquisa para que o sistema funcione normalmente na sua máquina.

Hakintosh como opção ao Windows

Tal prática não é aprovada pela Apple, e quanto ao fato de ser legal ou não, esbarramos na questão de que o sistema da Apple antes era vendido seja por CD/DVD ou pela própria App Stere, portanto se você adquiriu o mesmo teoricamente falando você possui o direito de instalar onde quiser, o que gera uma disputa jurídica e diversas discussões até hoje com a Apple. Muitos defendem tal prática e muitos são contra, mas se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, segue o link de um grupo no Telegram sobre a questão.

Linux

Para quem não conhece, as distribuições Linux são diversos sistemas separados. O nome Linux trata apenas do Kernel, como se fosse o ”motor” do sistema, por isso vamos tratar algumas versões do Linux se são excelentes opções ao Windows 7. E o bom de tudo, que são sistemas considerados mais leves e mais seguros do que o Windows, quanto a segurança é de fato comprovado, agora quanto a leveza, só você testando e tirando suas próprias conclusões.

Linux Ubuntu

Essa distribuição Linux é a mais famosa de todas, sendo mais fácil encontrar materiais e tutorias sobre a mesma, o que faz com que seja a opção número 1 quando sugiro alguém uma opção de sistema Linux. Possui uma empresa por traz chamada Canonical com Sede no Reino Unido, o que da uma ar de profissionalismo para o sistema, assim como a Apple da para o seu MacOS. Possui um instalador gráfico fácil e você nem precisa entender de particionamento de disco para instalar o mesmo, pois o próprio instalador vai te perguntar se deseja escolher o disco inteiro no momento da instalação, e pronto já vai poder utilizar essa distribuição Linux.

Assim que você entrar no Ubuntu, vai se deparar com a Gnome Software, uma loja de aplicativos que remete um pouco a Play Store que você possui no seu Android, ou se usa iPhone a App Store. Com ela você vai conseguir instalar diversos programas para poder utilizar no seu novo sistema.

Caso não encontre alguma programa específico, você tem a opção de procurar outro que faz a mesma função do mesmo, ou pesquisar na internet como instalar a versão que existe para Windows do mesmo, no Linux. De qualquer forma se trata de um sistema muito fácil, prático e seguro, é com certeza uma excelente opção ao Windows 7, segue o link para Download do mesmo na versão 19.10:

Linux Mint

Essa distribuição Linux é baseada no Ubuntu, portanto diversos tutorias que servem para um servem para o outro também. Porém a mesma é irlandesa e possui uma empresa por trás também, bem menor do que a Canonical é claro, mas que luta para melhorar o sistema cada vez mais, e trazer uma boa integração entre sua interface gráfica chamada Cinnamon e o seu sistema.

Possui um instalador tão fácil quanto o Ubuntu e logo na tela de boas vindas, vai conseguir encontrar o driver para seu sistema além de diversas informações intuitivas para lhe facilitar na customização do sistema e uso. Essa distribuição Linux tem sido a favorita para muitos que desejam facilidade e praticidade no mundo Linux, basicamente é instalar e usar. Possui um programa de backups chamado Timeshift que lembra bastante o Time machine do Mac e o recuperação de sistema do Windows, para que você possa manter backups periódicos da sua máquina podendo retornar a algum ponto anterior no momento que desejar.

ZorinOS

Outra distribuição Linux que vem se destacando ultimamente é o ZorinOS, visitando a página do sistema, podemos notar que o mesmo tem como foco atrair usuários do MacOS e do Windows. Tendo seu sistema base o Ubuntu, sendo descrito também como resistente a vírus.

ZorinOS excelente opção ao Windows 7

Devido a confiabilidade do mesmo, o sistema foi adotado por algumas escolas e pela prefeitura da cidade italiana de Vicenza. Além de uma parceira recente entre a empresa que mantém o sistema e a fabricante de hardwares Star Labs, para que o mesmo seja oferecido como opção para quem comprar um notebook da marca que atua no Reino Unido.

Zorin Connect é uma aplicação que entrega um compartilhamento de arquivos entre o seu desktop e smartphone, semelhante ao recurso que o KDE Connect entrega e o Air Drop da Apple, facilitando a integração e o uso do sistema.

Segue o link para Download do mesmo:

ElementayOS

Mais um sistema para lhe deixar com uma boa dor de cabeça na hora de escolher um substituto para o Windows 7, com certeza é o ElementayOS. Tal sistema não deixa nada a desejar quanto a beleza, facilidade de instalação e customização.

A interface presente no ElementaryOS é a Pantheon Shell, o que vai lhe dar uma tremenda impressão de estar usando um MacOS a princípio. Mas tal semelhança se resume mais ao Dock na parte inferior. O Elementary possui suas próprias características, e uma loja de aplicativos tão completa, que dificilmente você não vai sentir falta da App Store caso tenha utilizado um Mac.

O sistema é baseado nas versões LTS do Ubuntu, portanto possuindo um suporte mais longo a atualizações. Segue o link para Download do mesmo:

Para fazer o Download do mesmo sem pagar nada, basta clicar em personalizar e colocar 0, mas fique livre caso queira contribuir para o projeto.

Deepin

E por ultimo, não poderia deixar de falar da versão Linux chinesa Deepin, baseado no Debian, esse sistema passou a ser vendido embarcado nas máquinas da Huawei após os diversos embargos sofridos pela empresa por parte dos EUA, devido a guerra comercial com a China, até que tudo se resolveu, mas o Deepin se tornou uma opção real ao Windows para a companhia.

Deepin, o linux chinês como opção ao Windows

Visual colorido, semelhança com o MacOS e loja de aplicativos são apenas alguns dos pontos fortes desse sistema Operacional. Já utilizei Deepin por algum tempo e não tive problemas com o mesmo. É com certeza um opção que paira entre o Linux e o MacOS para fazer você querer deixar o Windows, o sistema acaba sendo uma mistura de cores asiáticas com toque de alguém que passou ou trabalhou em Cupertino só que com o Kernel Linux.

Segue o link para Download do Deepin, e apesar do site não estar, o sistema esta todo em português:

E você já decidiu qual sistema vai colocar no lugar do seu Windows 7? Vai permanecer no Windows ou migrar para um sistema UNIX? Deixe aqui a sua opinião inclusive se já testou algum dos sistemas mencionados.

6 comentários

  1. […] Como todos já devem saber ocorreu recentemente o fim do suporte ao Windows 7 por parte da Microsoft, portanto os usuários que não quiserem ficar sem atualizações de seguranças e correções de bugs terão de migrar para outra versão do Windows ou outro sistema Operacional, inclusive nessa matéria aqui do Portal, cheguei a listar opções ao Window 7. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s