Com o fim do suporte da Microsoft aos seus sistemas, o que muda para os usuários?

Não tem como não retornar nesse assunto, ainda mais que na data desse ultimo dia 14 de janeiro de 2020 a gigante de Rendmont abandonou o suporte ao sistema para computadores Windows 7 e também para o Windows Phone, que se tratava da versão mobile da empresa para smartphones.

Quanto ao Windows 7, com o fim do suporte, o mesmo passa a não receber mais atualizações de segurança e nem correção de bugs e tão pouco aprimoramentos, isso significa que além das brechas que forma descobertas, não serem atualizadas, caso um programa receba uma atualização que precise de um ajuste no Sistema Operacional para continuar funcionando ou funcionando de maneira satisfatória, o mesmo não vai acontecer, o que pode vir a causar o mal funcionamento de alguns programas com o passar do tempo, além do mesmo já não estar totalmente protegido contra pragas virtuais. Podendo ser facilmente alvo de Hackers, e comprometer um rede inteira, estando conectado a mesma.

Mas os donos de máquinas com o Windows 7, possuem algumas opções para migrar, desde continuar na plataforma Windows, até mesmo mudar para sistemas BSD ou Linux, mas isso abordei em outra matéria aqui do Portal, e para acessar, basta clicar nesse link.

Mas para os donos de smartphones com o sistema Windows Phone, a questão ficou bem complicada, pois alguns programas já estão deixando de funcionar na plataforma. Uma saída interessante para os mesmos, seria se alguns grupos de Rooms de Android ou mesmo a comunidade UBports que desenvolve o Ubuntu Touch, criassem uma maneira para que os donos de tais aparelhos pudessem migrar para tais sistemas, não perdendo assim a utilidade dos mesmos. Até mesmo o grupo do Kde mobile, já faria uma diferença, para os donos de Lumias.

A Microsoft resolveu comprar a divisão Lumia da Nokia, e depois de colocar várias lojas espalhadas por shoppings e diversos locais, (lojas antes pertencentes a Nokia). Então a mesma desistiu de dar continuidade ao Windows Phone. Não se sabe se por ter notado que havia se tornado uma concorrente de seus clientes como a HTC por exemplo (por ter adquirido uma divisão de celulares), que também possui edições de seus smartphones com o sistema da Microsoft. Ou se pela percepção que o mesmo não vingaria frente ao IOS e ao Android. Mas a desistência da Microsoft com seu sistema mobile, deixou muitos usuários tristes, e causou prejuízo em muitos, que haviam acabado de adquirir um smartphone Lumia.

Quando se trata de abandonar o suporte, temos por exemplo, o que aconteceu com o Windows XP, que passou a ser adotado por muitos como sendo um sistema gratuito a partir de então, sem maiores preocupações com licenças, e também sem se preocupar com as brechas de segurança que o mesmo passaria a ter pela falta de atualizações de segurança e correção de bugs. Mas alguns não se importaram nem um pouco com isso, como pequenos estabelecimentos que o utilizam no caixa, e ilhas de telemarketing que usam basicamente o navegador para acessar certos sistemas. Também não podemos esquecer do caso do governo da Russo, que ainda possui diversas máquinas com o Windows XP (mesmo possuindo sua própria distribuição Linux, contudo a migração ainda não foi completa), como por exemplo a do gabinete presidencial utilizada por Vladimir Putin, e a de sua casa.

Segundo critérios de segurança russos, o Windows XP é a versão do sistema da Microsoft mais segura para guardar segredos de Estado. E sobre essa questão fizemos uma matéria aqui no Portal, na qual você pode conferir nesse link.

Já possui no passado o smartphone Lumia 710, 635, 800 e o 1040, gostei de ambos, apensar de as vezes ter alguns problemas com a falta de aplicativos, com o tempo, os apps foram chegando. Mas queria que o sistema tivesse prosseguido e fluísse de uma maneira melhor, pois ele parecia um pouquinho lento para algumas coisas. Lembro que adorava as Tiles que ele possuía, gostava desse conceito, e achava interessante uma opção diferente no mercado. No início até me assustei com a possibilidade da gigante dos desktops dominar também os smartphones, mas infelizmente o sonho acabou.

E você, o que acha do término de suporte dos sistemas da Microsoft? Já passou por algumas dessas situações? Deixe aqui a sua opinião, inclusive se já possui algum smartphone Lumia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s