A exatos 10 anos a Apple apresentava o seu primeiro iPad

Em 27 de janeiro de 2010, Steve Jobs colocava em prática um sonho antigo, como havia dito no passado de que um dia os computadores seriam do tamanho de uma prancheta. E nessa data a Apple fez o lançamento do primeiro iPad, um dispositivo que chegava para ser como Steve dizia, o que os Netbooks não foram. Segundo ele, os mesmos eram lentos e de baixa qualidade, e nesse ponto a Apple procurava uma solução para quem buscava uma alternativa diferente aos computadores. Um dispositivo mais fácil de carregar, ler noticias e navegação na internet.

Sua concepção era de que o iPad deveria ser melhor que os MacBooks e os iPhones em alguns quesitos, sendo um tipo de híbrido entre os dois, para funções diversas. Tais como responder emails, ler livros digitais, assistir séries e filmes, tendo um dispositivo bem fácil de carregar e manusear nas mãos.

Alguns dizem que o projeto se baseou no extinto Newton, um modelo de PDA sensível ao toque, usado com uma caneta, que havia sido concebido por John Sculley. Sendo uma das invenções mortas por Steve Jobs após o seu retorno para a Apple em 1996, alegando cortar custos e focar em poucos produtos para entregar uma qualidade maior. Mas alguns alegam que o fim desse dispositivo tem haver com a rixa entre Steve e Sculley, que o havia demitido da empresa anos antes.

Mas o que de fato temos, é que o projeto do iPad surgiu antes do iPhone, contudo o mesmo foi paralisado na época, pela falta no mercado de uma tela de qualidade ao toque, até que após conseguirem a Gorillas glass para os iPhones, resolveram retomar o projeto.

O primeiro iPad, se tratava de um dispositivo simples, sem muitos dos recursos presentes nos modelos atuais, mas era rápido ao que se dispunha. Ainda não possuía disponibilidade para conexão 3G ou 4G, sendo apenas por wi-fi, e a câmera era bem simples. Mas abriu as portas para um novo nicho de mercado.

A minha experiência com o dispositivo, já foi no modelo iPad 2, que me auxiliou na faculdade. Fiz a mesma inteira, substituindo um caderno por um iPad, o que me facilitava no transporte do mesmo, e através dele, consegui salvar todas as minha anotações na nuvem, tendo acesso muito mais rápido a todo conteúdo que precisasse através do iCloud da Apple.

Hoje em dia os iPads estão bem mais robustos e capazes de escutar tarefas que os Macs já executavam. Ainda se trata de uma grande discussão, saber até que ponto os iPads conseguem substituir os computadores no dia a dia. Mas eles estão conseguindo cada vez mais, entregar tarefas importantes no dia a dia.

Acompanhe alguns vídeos do nosso canal sobre entrevistas de Steve Jobs.

E você, já possuiu ou possui um iPad? Deixe aqui o seu comentário.

Um comentário

  1. […] Steve Paul Jobs revolucionou a industria da computação, com o Macintosh em 1984, dos tocadores de música com o iPod em 2001, dos celulares com o iPhone em 2007, e tentou revolucionar criando uma nova categoria intermediária entre os computadores e os smartphones, um híbrido de tela sensível ao toque, que fosse melhor que um notebook e um smartphone em algumas funções, partindo dessa concepção básica que surgiu o iPad. E na semana passada fiz uma matéria aqui no Portal, falando dos 10 anos do lançamento desse iDevice querido por muitos. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s