Como ficou o Navegador Edge baseado no Chromium? Segue uma análise

A Microsoft demorou muito para acertar no ramo dos Browsers, o Internet Explorer que já foi o mais utilizado do mundo, foi perdendo espaço para os concorrentes, e a empresa não conseguiu fazer os avanços necessários para que o Browser evoluísse de maneira plena. Ocorreram erros atrás de erros, até que o navegador se tornar piada na internet.

Erros no Internet Explorer

Mediante a essa questão, e com o crescimento dos rivais Firefox e Google Chrome, a Microsoft se viu impelida a criar um navegador potente para bater de frente com as soluções que estavam dominado. foi então lançado o navegador Edge, escrito em uma tecnologia denominada EdgeHTML na qual prometia entregar um navegador mais seguro e com uma renderização de páginas mais rápida. Porém com o passar do tempo o navegador não foi tão procurado pelos usuários, que mesmo tendo o Browser com padrão no Windows 10 preferiam trocar pelos rivais, e o motivo era as diversas falhas, bugs e a lentidão do mesmo, jogando fora todo trabalho de marketing feito pela Microsoft.

Então a gigante de Redmond resolveu buscar uma base mais sólida para seu Browser, tendo que se preocupar apenas com customizações, adequação do mesmo e questões menores. Olhando para a rival Google não pode deixar de notar o sucesso de seu navegador baseado no projeto de código aberto Chromium, mantido pela própria Google. Então decidiram mudar a base de seu Browser, baseando-o a partir de então no Chromium, uma solução de código aberto. Mantendo as bases de um projeto sólido, podendo focar de fato na estabilidade e implantações, criação de extensões, entre outros recursos por cima do código base do navegador.

MS Edge agora baseado no Chromium

Por agora ser baseado no projeto de código aberto Chromium, o Microsoft Edge ficou com uma interface muito semelhante ao do Google Chrome, que também é baseado no Chromium, o que ajuda para aqueles que querem testar o navegador da empresa e já estão acostumados com o Chrome.

Tela de customização do navegador Edge

No meu caso sempre preferi navegadores como Vivaldi e Safari, dependendo se estou utilizando uma distribuição Linux, um MacOS ou Windows, por achar o Chrome um grande consumidor de memória RAM, e quando utilizava máquinas com 4 gigas de RAM, percebia que o Vivaldi respondia melhor, sendo também baseado no Chromium. E com a chegada do Edge baseado também nesse projeto de código aberto, me surpreendi, pois apesar de ser bem parecido com o navegador da Google na interface, minha primeira impressão foi de vê-lo mais fluido que o Browser rival.

Utilizando num Mac e em um iPhone (pois o Microsoft Edge, está disponível para ambos) notei que o mesmo não ficou tão atrás do Safari, que é amplamente otimizado para os iDevices, deixando na minha opinião todos seus concorrentes para trás no ambiente da Apple, e isso devido ao casamento perfeito que a gigante de Cupertino busca entre Hardware e Software. Mas o Edge conseguiu entregar uma experiência bem agradável, mostrando que dessa vez a Microsoft acertou no seu Browser.

Seja nas abas ou na configuração do sistema, a similaridade com o Chrome vai ajudar muito quem quiser testar o navegador. E pelo mesmo vir por padrão no Windows 10, com o tempo isso pode eliminar a necessidade dos usuários da plataforma de logo procurar fazer o download do Google Chrome para torna-lo seu navegador padrão. Isso pode fazer com que a Microsoft ganhe cada vez mais espaço no mercado de Browsers, na qual nunca desejava ter perdido, mesmo com o péssimo mas pioneiro Internet Explorer.

O Microsoft Edge está disponível atualmente para Windows, MacOS, IOS e Android, porém também foi prometida uma versão para Linux, na qual assim que chegar irei fazer uma matéria a respeito.

Navegador Edge está disponível para Windows, MacOS, IOS e Android

Pretende testar o Microsoft Edge ou já está testando? Deixe aqui a sua opinião.

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s