Novidades a vista, Unity 8 e Mir estão chegando no Debian

Unity 8 e Mir no Debian

Para você que sempre foi um fã do Unity, e não gostou muito da desistência da Canonical no desenvolvimento do Unity 8, além do abandono ao Unity 7, pode ficar animado, pois como você já deve saber, por se tratar de um projeto de código aberto, outras pessoas podem dar continuidade aos projetos que a Canonical encerrou, dando continuidade nos mesmos, ou até mesmo criando forks dos projetos. Dessa forma a comunidade UBports prosseguiu com o desenvolvimento do Unity 8, na qual fiz um vídeo a respeito assim que eles lançaram alguma coisa sobre a interface.

Recentemente o desenvolvedor do Debian Mike Gabriel, em cooperação com os desenvolvedores da comunidade UBports que também mantem o desenvolvimento do Ubuntu Touch, estão trabalhando para oferecer empacotar o Unity 8 (e, por sua vez, o Mir) para o Debian. 

Com o suporte ao desktop Unity 8 sendo revivido e com o Debian estando em falta de um bom ambiente de desktop para funcionar em tablets, os pacotes do Unity 8 e do Mir estão sendo preparados para chegar no Debian upstream. E isso por sua vez, também ajudará os sistemas derivados do Debian, caso queiram portar o Unity 8 como opção de interface para seus usuários. 

O desenvolvedor Mike Gabriel também argumentou por que de querer portar o Unity 8 para o Debian. Explicando que empacotando um software para o Debian é sempre a melhor abordagem para trazer software para outras distribuições que são derivadas (como por exemplo o Ubuntu).

Unity 8 no Debian

O Unity 8 exige que o Mir trabalhe como seu compositor e não como protocolo renderizador de janelas deixando, esse trabalho com o Wayland, trabalhando em conjunto com o mesmo. Algo semelhante ao que a equipe do Mate desktop estava pensando em fazer com o ambiente deles.

Unity 8 e Mir vindo pro Debian

Caso queriam maiores detalhes sobre este trabalho de empacotamento do Unity 8 e Mir para Debian podem ser encontrados no blog de Mike Gabriel .

Fonte: Phoronix

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s