Pensando em mudar de sistema? Crie um pendrive bootavel com Linux

crie Pendrive bootavel com Linux

Através dessa matéria vou mostrar como criar um pendrive de instalação com um sistema Linux, e para isso primeiro você precisa ter o sistema baixado, para depois fazer o download do programa para fazer a instalação.

Caso ainda não tenha decidido qual sistema Linux instalar, segue uma matéria aqui do Portal, sobre qual sistema para substituir o Windows 7, e segue baixo o link para Download de alguma das principais distribuições Linux para usuários recém chegado ao mundo Pinguim.

Caso o link de download do ElementaryOS não funcione, é porque o mesmo pede que você coloque pelo menos 0 na pergunta sobre uma doação para o projeto na hora do download do mesmo, e no caso do ZorinOS eles pedem pra vc colocar um email antes do download do sistema, se isso ocorrer, basta visitar a pagina do projeto clicando no nomes deles que esta nesse paragrafo.

UNetbootin

Esse programa é o primeiro da minha lista por ter sido o primeiro programa que utilizei para criar um pendrive com sistema Linux na época da primeira instalação. Está disponível para Windows, MacOS e Linux.

Rufus

Outro programa famoso na hora de criar um pendrive bootavel é o Rufus, também fácil de manusear, e possui um baixo consumo do Hardware, sendo necessário a sua instalação, após o download, o mesmo já se encontra pronto pra execução, semelhante aos AppImage utilizados nas distribuições Linux. O mesmo é compatível com diversas versões do Windows e quase todas distribuições Linux.

Universal USB Installer

Esse programa chamado Universal USB Installer é mantido pela equipe do site Pendrivelinux.com, sendo um programa que se limita a poucos recursos, além de possibilitar a manipulação de outros formatos deferentes da ISO.

Fedora Media Write

Fedora Media Write

A distribuição Linux Fedora possui o seu próprio programa para facilitar a criação de um pendrive bootavel com sua Distro, com intuito é claro de fomentar a instalação do Fedora nos computadores, e se o Fedora por um acaso foi sua distribuição escolhida, faça o Download do programa abaixo:

Depois de ter escolhido o programa, os procedimentos a seguir vão se resumir a basicamente mostrar para o programa onde está a ISO que você vai utilizar, e o pendrive que vai usar. Nesse exemplo utilizarei o UNetbootin, mas o padrão é bem semelhante nos demais programas.

Você precisa marcar no campo imagem de disco, onde está passo 1 na imagem abaixo, no final e depois no passo 2 (no campo unidade ) pra selecionar o pendrive, e então no passo 3 pra procurar a ISO salva no seu computador. Essa lógica vai se aplicar a todos os programas, com a diferença de que alguns já detectam o pendrive sem você precisar mostrá-lo, precisando apenas mostrar ao programa onde esta a ISO que você vai usar.

E é claro, caso alguém tenha dúvida, ISO é o formato de arquivo compactado na qual o sistema Operacional está, caso nunca tenha instalado um sistema em sua vida e nem um jogo no computador, assim como existem os arquivos com extensão .zip, .rar, entre outros formatos, existem as ISO, mas não caia no erro de descompacta-lo no pendrive, pois é preciso um programa para pegar o sistema compactado e descompactar deixando-o pronto para dar boot em um computador.

Quanto a instalação do sistema, terei que fazer outra matéria e colocar o link aqui, pois cada sistema têm um jeito diferente de instalar. Apesar de se tratarem de distribuições Linux, não há um padrão para todas, e logo logo, você que está chegando agora no mundo Linux via perceber isso.

Um comentário

  1. […] Uns dizem que a melhor coisa a se fazer após decidir qual sistema, é testar o mesmo em uma máquina virtual, para isso, basta que você baixe um programa como o Virtualbox por exemplo e proceda com a instalação do mesmo para teste. No meu caso, eu preferi um dual boot, na primeira vez que testei o Linux. Mas existem aqueles que preferem já instalar o sistema por inteiro em uma máquina. Para ambos os casos, o próximo passo será criar um pendrive bootavel com o sistema que você escolheu e fez o download, e para isso segue outra matéria aqui do Portal, ensinando como criar um pendrive bootavel com Linux. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s