Hackers estariam atacando mais Macs do que Windows?

É isso mesmo, segundo um relatório da empresa de segurança Malwarebytes feito recentemente o número de ameaças voltadas para os Macs teve um crescimento significativo em comparação com as voltadas para o Windows. Segundo eles se trata de uma mudança na estratégia dos hackers que começaram a olhar o sistema da Apple com mais atenção. E tal afirmação se deu após a empresa detectar duas vezes mais tentativas de ataques aos usuários da Apple do que de ataques para usuários Windows.

A empresa constatou em 2019 que os usuários de Mac foram alvo em média de 11 ameaças por cada máquina, e as de Windows, sofreram apenas 5,8 ameaças. Outro ponto importante é que os ataques a empresas aumentaram 13%, mostrando um interesse mais dos hackers para com as companhias ao invés dos usuários domésticos. Mas esses dados se referem a base de clientes da empresa apenas.

É claro que por se tratar de uma pesquisa baseada nos clientes da Malwarebytes, não podemos levar em consideração que os ataques em geral estejam se concentrando dessa forma. Até porque uso MacBooks já há alguns anos, tendo passado por diversas versões do sistema e de máquinas da Apple. E nunca notei grandes ataques ao meu sistema. Além de perceber muitos comentários na internet com experiências semelhantes a minha. O que posso dizer é que, se tais tentativas ocorreram, não foram bem sucedidas talvez pelas atualizações constantes da Apple, e pelo seu sistema ser baseado no UNIX, o que acaba herdando muitas características do mesmo, como a segurança por exemplo.

Um usuário do sistema da Apple não está teoricamente falando livre de pegar vírus no seu sistema ( seja um Mac ou Hakintosh), mas nunca ouvi um caso confirmado de ataque sofrido dentre os usuários que conheço e nem dos que já vi comentando nas redes sociais sobre uso do sistema.

Além do mais, fiz uma rápida pesquisa no Netmarketshare e constatei que os sistemas da Microsoft dominam 88,07% dos desktops do mundo, deixando uma fatia para os Macs de 9,44% e para Linux de 1,87% e ChromeOS com 0,41%, sendo a fatia do MacOS muito inferior para atrair mais ameaças do que para Windows. Me fazendo questionar tal crescimento de ataques a Macs em comparação com computadores embarcados com Windows.

E você, usa ou já usou o sistema da Apple? Já sofreu ataque por algum malware? Acredita nesse crescimento de ameaças para Mac superior do que para Windows? Deixe aqui o seu comentário.

Fonte: Malwaresbytes , Netmarketshare

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s