Morre Larry Tesler o criador do Copiar, Cortar e Colar

Larry Tesler

Mais um gênio da tecnologia nos deixou, dessa vez foi o inventor de algo tão simples, mas tão essencial nos dias atuais para quem utiliza computadores, smartphones e qualquer interface gráfica que seja. Larry Tesler criador do copiar, colar e recortar nos deixou na ultima segunda dia 17 de fevereiro ao 74 anos.

Ele era formado em ciências da computação, pela universidade de Stanford na California, no Vale do Silício, estando presente na região dos EUA de onde vieram grandes avanços computacionais, e por estar inserido num lugar como esse.

Em 1973 Larry Tesler foi trabalhar na Xerox, onde através de um projeto junto com Tim Mott criaram o processador Gypsy, com as funções cut, copy and paste (cortar, copiar e colar). Na qual foi inserida nos projetos da Apple, quando a mesma pegou a interface gráfica e o mouse desenvolvidas pela Xerox, e inseriu no computador Lisa e mais a frente no Macintosh, que se tornou o padrão da industria, sendo replicado pela Microsoft através do Windows.

Quanto a sua carreira após deixar a Xerox, Tesler trabalhou na Apple de 1980 até 1997 desempenhando funções como cientista chefe (função exercida no passado por Steve Wozniak), depois saiu e cofundou a empresa Stagecast Software, tendo foco em desenvolver ferramentas que tornassem os conceitos de programação mais fácil de ser aprendidos por crianças. Em 2001 foi trabalhar na Amazon como diretor de experiência e compra, em 2005 foi para a Yahoo trabalhando para melhorar a experiência dos usuários, e em 2008, passou a trabalhar na 23andMe, sua ultima empresa antes de se tornar um consultor independente.

Fontes: G1, Olhar Digital, Canaltech

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s