Convergência a vista! Google prepara integração entre Android 11 e Chrome OS

A Google está preparando uma integração entre os seus sistemas, e começou a dar indícios segundo o site 9to5Google, através de um projeto que surgiu nos repositório de código fonte do Chrome OS, que se trata de um projeto Open Source.

Essa integração já foi sonhada pela Microsoft com o Windows phone e o Windows 10, com a Canonical com o Ubuntu através do Unity 8 e o Ubuntu phone. Mas as que chegaram mais perto até o momento foi a Samsung com o Dock DEX, e a Apple que tenta até hoje integrar o IOS com o MacOS, chagando a criar até o iPadOS pra tentar facilitar esse convergência. E agora está chegando a vez da Google tentar tal façanha.

Segundo o site, o nome “eve” se trata do codinome interno que a Google da ao Pixelbook. Já “arc” seria uma referência ao “Android Runtime for Chrome”, um sistema para rodar apps do Android no Chrome OS. E esse “r” teria a ver com a próxima versão do Android, no caso a que viria após o Android 10, conhecido também como Android “Q”. Eles também localizaram outros trechos de código fazendo menção a “RVC”, que poderia ser um codinome interno para o Android 11, assim como “QT” foi o codinome do Android 10.

A maneira como o Android será executado no Chrome OS será diferente com o Android 11. Ao invés de rodar o sistema em um “container” sobre o kernel Linux contido no Chrome OS, ele será executado com seu próprio kernel sobre uma virtual machine chamada ARCVM. Segundo eles, tal procedimento vai aumentar a segurança, eliminando o risco de uma interação indesejada entre um app “malicioso” e o kernel Linux do Chrome OS, interação essa que se ocorresse poderia colocar todo o sistema inteiro em risco.

Até o momento os Chromebooks rodam apps do Android sobre o Android 9 Pie. E mesmo com trabalho de atualização do sistema para o Android 10 iniciado, o mesmo nunca foi concluído, o que indica, ter sido abandonado.

O que acha dessa integração entre o Android e o Chrome OS? Deixe aqui a sua opinião.

Fonte: 9to5Google

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s